terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os guardanapos

O Tiago acha que são as alcatifas que definem os ingleses. Eu acho que são os guardanapos. Ou a falta deles. Numa ida a um supermercado qualquer, depressa se percebe que os ingleses só usam os guardanapos para festas. A escolha é muito reduzida. São quase sempre coloridos, estampados, com folhas grossas, de qualidade, e em pacotes de 25 unidades. Mal se encontram nas prateleiras. Preço médio: uma libra e meia. Por outro lado, há filas inteiras de lenços de papel em caixas, os tissues.


Recusando-me a pagar o semelhante por um pacote de guardanapos que se deitam fora a cada utilização, passei por uns tempos a usar os rolos de cozinha na mesa - até ir ao ikea e me abastecer com uns 15 pacotes de 100 unidades a uma libra e trinta e nove pences cada. E reflecti longamente sobre o assunto. Cheguei às seguintes hipóteses:

- ou os ingleses são tão civilizados que não sujam a boca quando comem;
- ou usam os tissues para limpar a boca;
- ou estão constantemente doentes, com o nariz a correr, e perdem o apetite;
- ou ficam tão deprimidos com o mau tempo, que passam o tempo a chorar e deixam de comer.

Se esta última teoria se verificar verdadeira, espero pelo menos que não seja contagiante.

5 comentários:

  1. Já pensaste que talvez usem guardanapos de pano?

    ResponderEliminar
  2. Inês, também me passou pela cabeça. Mas num país onde há de tudo para usar e deitar fora, e onde é tão difícil secar roupa, pus de lado a hipótese. Mas é bem observado, sim senhora.

    ResponderEliminar
  3. Esqueceste uma hipótese muito óbvia: não serão apenas um pouco mais porquitos que o incivilizado português médio que limpa os beiços à mesa e ainda assim tb toma banho todos os dias?

    ResponderEliminar
  4. Valeu-te o pragmatismo sueco. Nessa vida de ciganos que escolheram, verás que não será a última vez que os suecos te safam...
    Próxima aquisição no IKEA: decorações de Natal.

    ResponderEliminar
  5. Vítor, és capaz de ter razão. Mas ainda não cheguei a uma conclusão. Será que eles limpam os beiços ao canto da toalha de mesa?!

    ResponderEliminar