terça-feira, 6 de abril de 2010

Somerset House














Aproveitando os feriados de sexta e segunda-feira e a visita da tia P., passámos um fim-de-semana calmo, entre exposições, passeios a pé e parques infantis. De todos os programas, elejo o melhor: a visita à The Courtauld Gallery, na Somerset House. Uma grande e agradável surpresa.
A Somerset House é um edifício enorme, neo-clássico, situado entre o Strand e o Tamisa. Foi neste mesmo local que se construiu em 1547 uma grande casa para Edward Seymour, Duque de Somerset. A casa teve diversas utilizações ao longo dos tempos, incluíndo, em 1685, servir de residência permanente a Catarina de Bragança, após a morte do marido, Charles II. Seria a última rainha a habitar o palácio, que seria demolido em 1775 para dar lugar ao edifício actual.
A Somerset House tem sido ocupada por várias instituições, entre elas a Royal Academy of Arts ou o Inland Revenue. E alberga actualmente a Courtauld Gallery, cuja colecção foi iniciada nos anos 1930 por Samuel Courtauld. A colecção permanente da galeria é uma das mais importantes na Grã-Bretanha. E descobrimos porquê. Com obras desde o Renascimento ao século XX, a colecção inclui obras de Kandinsky, Monet, Renoir, Seurat, Gauguin, van Gogh, Manet, Cézanne, Degas, Rubens, Botticelli, Brueghel... Quando achamos que não pode melhorar, descobrimos outro quadro noutra sala que nos surpreende.
Mesmo de barriga cheia com tanta arte, não resistimos no final a um típico lanche britânico no acolhedor café da galeria. Lá estávamos, por volta das cinco, a beber chá e a comer scones antes de regressar a casa.

1 comentário:

  1. Um dos meus sítios preferidos! No Verão tem esplanadas ao sol muito agradáveis e cinema ao ar livre. Gi

    ResponderEliminar