domingo, 28 de março de 2010

Leeds Castle







Apesar de a meteorologia nos desencorajar, decidimos manter os nossos planos e visitar hoje o Leeds Castle, em Kent. E ainda bem, porque o S. Pedro manteve-se do nosso lado.
Foi a primeira vez que visitei um, mas quando chegámos tive a sensação de estar perante um típico castelo britânico. O interior não foi o que mais me fascinou, mas o envolvimento. O castelo é rodeado de água e, à sua volta, a paisagem é verde até perder de vista. Há árvores e flores lindíssimas, patos, gansos, cisnes brancos e pretos, pavões e aves de todo o mundo. O parque infantil faz lembrar um campo de torneios medievais e ainda há um labirinto de arbustos, viagens de balão de ar quente e campos de golfe para quem quiser.
O bilhete dá para um ano inteiro e só não voltamos lá se não pudermos.













Um pouco de história
Construído em 1119, o castelo de Leeds passou para as mãos reais em 1278 e tornou-se parte do 'pagamento' que as rainhas viúvas recebiam após a morte dos maridos. Henrique VIII visitou o castelo com frequência. A partir do século XVI tornou-se propriedade privada. Serviu de fortaleza, prisão, casa de repouso e foi a residência de várias famílias ao longo dos tempos. O castelo de hoje é o resultado de 900 anos de alterações, com influências normandas, medievais, tudorianas. A última dona do castelo, Lady Baillie, deixou uma marca indelével no estilo. Filha de um Lord inglês, foi herdeira de uma grande fortuna da família da sua mãe, americana. Comprou o castelo em 1926 e remodelou-o com a ajuda de arquitectos e designers franceses. Viveu aqui até à sua morte, em 1974, data em que legou o castelo à nação.

Sem comentários:

Enviar um comentário