terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnival

A festa carnavalesca surgiu com a implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra «carnaval» está, desse modo, relacionada com a ideia de afastamento dos prazeres da carne marcado pela expressão «carne vale», que acabou por formar a palavra «carnaval». Em muitos países protestantes, esta festa foi extinta após a Reforma Luterana, em 1537. Aqui está a explicação para não se verem crianças (nem adultos) mascaradas nas ruas de Londres.
Mesmo assim, hoje levámos a L. mascarada para a escola. Entrou triunfante na sala vestida de Branca de Neve, sob o olhar estarrecido dos colegas. Só uma outra menina chilena apareceu vestida de fada.
Entrando no espírito, também eu e o T. nos disfarçámos este ano: de turistas. Fomos, sozinhos, visitar a Tate Modern e passear pelas ruas da City. Adoro o Carnaval londrino.


Carnival, Max Beckmann, Tate Modern

Sem comentários:

Enviar um comentário