terça-feira, 16 de agosto de 2011

Opera Holland Park II e III













Ir à ópera no Holland Park já se tornou uma instituição. E este ano a sorte calhou-me duas vezes: fui com o T. ver Le Nozze di Figaro, e com a G., o S. e a E. ver Rigoletto. Não fossem os bilhetes tão caros e teria ido ver mais óperas durante o Verão, porque vale mesmo a pena.
Mas desta vez, mais do que a ópera, que eu já sabia que ia ser boa, o que mais me surpreendeu foi outra coisa. Antes da ópera começar, e ao ver um cartaz a sugeri-lo, fomos ao bar encomendar as nossas Pimm's e os nossos bagels para comer no intervalo. Pagámos e a menina que nos atendeu disse-nos que nos deveríamos depois dirigir ao balcão do lado esquerdo. E lá fomos ao sítio indicado no fim da primeira parte. Mas para nosso espanto, não havia ninguém a entregar as comidas e bebidas pré-compradas. Num balcão junto à parede, copos e pratos estavam à disposição dos compradores, com um simples bilhete a indicar o nome. E eu não pude deixar de ficar a matutar como isto seria impensável em Portugal. Como nunca se confiaria em deixar as coisas expostas sem ninguém a controlar. Como sempre se desconfiaria que alguém se aproveitasse da comida dos outros. E ainda hoje admiro este poder de confiança dos ingleses na integridade do próximo.

1 comentário:

  1. Tenho uns amigos que estiveram em Londres há umas semanas e uma das coisas que comentaram foi precisamente isso. quando chegou o intervalo tinham um papelinho com o nome e a respectiva encomenda :)

    ResponderEliminar