segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sir John Soane museum

Sir John Soane foi um dos mais importantes arquitectos ingleses dos séculos XVIII e XIX. Ao longo dos tempos, foi coleccionando antiguidades e obras de arte e expondo-as na sua casa. Depois da morte da mulher, foi constantemente adicionando novas peças e rearranjando as suas colecções, sempre determinado em transformar a sua casa num museu ao qual tanto amadores como estudantes tivessem acesso.
O museu continua aberto e gratuito. E todos os meses organiza uma visita nocturna à luz das velas. A G. desafiou-me e lá fomos. As paredes e os corredores estão tão preenchidos com peças, que se torna impossível perceber o que nos rodeia. E não há muita informação sobre o que está exposto. Mais tarde soube que tinha visto desde peças mármore da época romana a um Canaletto, passando pelo sarcófago do rei Seti I, uma das mais importantes antiguidades egípcias a ser descoberta.
Não sei se as duas horas de espera na fila valeram a pena, mas o ambiente é mágico, quase como umas catacumbas onde se praticasse feitiçaria. Mas ficamos com a sensação de que não vimos nada. Da próxima vez farei por ir durante o dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário