quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mary, Mary, quite contrary


Há sabores que nos confortam quando estamos longe: o bacalhau, o pastel de nata, o croquete, a broa de milho, a bolacha Maria. E por isso fazem parte da minha lista de compras quando visito as lojas portuguesas em Londres.
Noutro dia, encontrei um pacote de bolacha Marie numa loja libanesa e interroguei-me de onde viriam, afinal, estas bolachas, que para mim sempre foram portuguesíssimas. Qual não foi o meu espanto ao descobrir que a origem desta bolacha é precisamente inglesa. Foi inventada em 1874 por um padeiro inglês em honra da grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, que nesse ano se casou com Alfredo, duque de Edimburgo, segundo filho da rainha Vitória.
Curiosamente, a bolacha Maria tornou-se muito popular em países como Portugal, México, Austrália, Índia, África do Sul ou Espanha, mas não vingaria por terras britânicas. Por aqui, o equivalente é a bolacha Rich Tea, mas que não tem metade da graça (nem fica tão bem nos bolos). Não sabem eles o que perdem.
Eu cá continuo a ir comprar bolachas Maria à loja portuguesa. Faço questão que o sabor da minha infância também faça parte do imaginário dos meus filhos.

2 comentários:

  1. Qualquer que seja a origem, a imagem está a dar-me vontade de fazer uma pilha de bolachas maria barradas com manteiga, como na adolescência.

    ResponderEliminar
  2. Olha eu aqui a ler o teu blog ;)
    Gi

    ResponderEliminar