segunda-feira, 28 de maio de 2012

Descubra as diferenças

A mesma t-shirt:


Às 39 semanas, um dia antes da L. nascer...



















Às 32 semanas, a quase dois meses da data prevista para o P. nascer...


Hever Castle









Mais conhecido por ter sido a residência de infância de Anne Boleyn (Ana Bolena), o Hever Castle fica algures em Kent, a sul de Londres. O edifício original data do século XXIII, mas foi sendo restaurado e alterado por todos os seus ocupantes e o que vemos hoje pouco tem a ver com a traça original. No interior, o ambiente é familiar e por todo o lado se vêem retratos Tudor do século XVI, incluindo o da nossa Isabella of Portugal (abaixo), mãe de D. Filipe II (I de Portugal).
Foi pena estar tudo molhado quando lá fomos mas, ainda assim, valeu a pena. Havia danças à nossa espera (traditional folk and Tudor dancing), instrumentos de época para as crianças experimentarem e tiro com arco para miúdos e graúdos tentarem a pontaria com o arco e flecha (o T. cumpriu o seu sonho de infância e revelou jeito para a coisa). O castelo é rodeado por um jardim extenso onde estão integrados dois labirintos, um de teixos e outro de água. Escusado será dizer que ficámos todos molhados e enlameados, mas cheios de vontade de voltar num dia de sol.

Deolinda


Quando soubemos que o concerto dos Deolinda em Londres ia ser numa capela, não sabíamos bem o que esperar. Mas a combinação não podia ter sido melhor. A Union Chapel, uma capela protestante congregacionista que ainda funciona como Igreja, é também um local muito procurado para concertos mais intimistas. Com um vitral como pano de fundo e o altar a servir de palco, o espaço em Islington tem um ambiente muito especial. Sentados nos bancos de madeira que, em forma de U, acompanham o formato redondo da capela, fomos levados pelo ritmo contagiante dos Deolinda para uma noite bem divertida. Saímos de lá com o segundo CD, que ainda não tínhamos, na mão - e que pusemos logo a tocar no caminho de regresso a casa.

domingo, 27 de maio de 2012

Canterbury





Durante a recente visita do A., fomos conhecer a cidade de Cantuária (Canterbury), a sudeste de Londres, no condado de Kent. A viagem quase teria valido a pena só pelo almoço delicioso numa das ruas estreitas do centro histórico da cidade. Mas o resto também não nos desapontou. A catedral - que abriga o arcebispo da Cantuária, líder espiritual da Igreja Anglicana - é, de facto, imponente. E não é apenas essa a razão que atrai tantos turistas. Partes da cidade foram designadas património mundial da UNESCO, e percebe-se porquê.

Leigh-On-Sea















O guia que consultámos prometia uma pérola no condado de Essex, a nordeste da grande Londres. Falava de uma praia agradável, de uma rua animada ao longo da costa, e de uma visita que valia mesmo a pena - apesar de ficar em Essex. Não podíamos ter sido mais bem enganados. A imagem da foto foi a melhor que conseguimos. A arquitectura mais fazia lembrar uma terra de emigrantes com marquises e casas sem gosto nenhum. A pouca areia da praia mais parecia lama. Animação na rua, nem vê-la. Vimos, isso sim, o estereótipo das meninas de Essex: loiras bimbas oxigenadas, com bronze cor de laranja, mamas falsas, saltos de agulha e um sotaque bem parolo. Não ficámos com vontade de voltar, isso não.

terça-feira, 22 de maio de 2012

26 degrees

Estive em Lisboa no fim-de-semana passado. Depois de um Abril particularmente chuvoso em Londres, esperava dois dias de sol e calor mais a Sul. Enganei-me: encontrei mais frio e chuva (depois de na semana anterior terem estado 34º). As minhas esperanças de bom tempo estavam já a desfazer-se quando começaram a anunciar-se uns promissores 26 graus para hoje em Londres. Acordámos com céu cinzento, mas confiei nas previsões meteorológicas e lá fui trabalhar de manga curta. E era mesmo verdade: de um dia para o outro - literalmente - chegou o Verão!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Tooth Fairy

Mal consigo acreditar, mas já não posso negar o óbvio: a L. já não é um bebé. Aos poucos vem-se tornando óbvio que a nossa menina está crescida, muito mais madura, uma clever cloggs que já sabe ler, muito amiga do mano e ansiosa por conhecer o bebé que aí vem. Mas o que não estávamos à espera era que, de repente, com 5 anos apenas, já estivesse desdentada!
Quando o T. puxou o dente que já só estava agarrado por um bocadinho, a felicidade foi tal que correu depressa a buscar o saquinho que já tínhamos preparado para pôr o dentinho. Mas depressa o sorriso se desvaneceu e deu lugar às lágrimas quando chegou a hora de pôr o dente debaixo da almofada. «Mas, Pai, vou ter saudades deste dente. Andou sempre comigo para todo o lado!» Resolvemos o problema com um bilhete para a Fada a pedir que não levasse o dentinho. De manhã lá encontrará debaixo da almofada o dente no saquinho e uma moeda de 50 pence. «A B. diz que se o dente estiver mesmo branquinho e lavadinho a Fada deixa uma moeda de 50 p.» Sorte que havia uma por perto!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Update em fast-forward


Não tenho a certeza se me consigo lembrar de tudo o que aconteceu desde o meu último post, mas cá vai um resumo em fast-forward: a R. veio de Eurostar até Londres e a L. e o D. adoraram brincar com a V. e o M.; fui a Lisboa de fugida para mais uma consulta no obstetra e acabei por ver muitos amigos; fui a Bolonha em trabalho; de repente ficámos sem nanny e as crianças passaram um mês a ir à escola o dia todo; comemorámos os 3 anos do D. no jardim com muito sol e muitos amigos portugueses (e não só); a nossa nanny resolveu voltar, para nosso descanso; escolhemos o nome do bebé que vem a caminho; o nosso carro novo com espaço para 3 cadeiras de crianças e mais dois convidados chegou finalmente; o R. e a V. vieram visitar-nos; fomos a Leigh on Sea, em Essex, e descobrimos o distrito parolo do país; a I. veio à feira de Londres; a M. e o A. estiveram por cá; fomos conhecer Canterbury; fomos ver os Deolinda na Union Chapel; estivémos no Hever Castle. 
E, enquanto isso, o P. foi crescendo...


















E crescendo...