domingo, 30 de janeiro de 2011

Madeira Islands


















Aqui e ali nas estações de metro de Londres.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Luís de Matos














Acabo de ver o Luís de Matos no The Magicians, na BBC1. A descrição do programa diz o resto: «Three of the world’s greatest illusionists are joined every week by a celebrity assistant. They go head-to-head performing tricks from the classic to never-before attempted. With no phone lines or judges, the fate of the three acts lies in the hands of the studio audience who’ll decide who wins and who’ll face the losers’ forfeit.» O Luís de Matos foi o vencedor do programa de hoje.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Carvalhelhos














Hoje ao almoço, no Nando's, junto a Regent Street.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Seventy


















Nos últimos anos, são mais as vezes que telefono à minha Mãe a quilómetros de distância para lhe dar os parabéns do que as que lhe dou um xi-coração no dia de aniversário. Este ano, tive-a só para mim (e que bom que foi). A pedido da L., celebrámos o septuagésimo aniversário da avó B. com este bolo de chocolate. Parabéns, Mumzy!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cycling












Sempre adorei andar de bicicleta, mesmo que isso me tenha custado em tempos um nariz e uma testa esfolados, que foram depois cuidadosamente cobertos de mercurocromo pela minha avó. Ninguém me tinha explicado que se caísse ao chão devia tirar as mãos do guiador. Depois da adolescência, em que fazia longos passeios com a S. até Esmoriz, nunca mais tive nenhuma bicicleta e, que me lembre, só voltei a sentar-me num selim nas aulas de spinning. Por isso gostei muito de ouvir falar no sistema de aluguer de bicicletas de Londres, o Barclay's Cycle Hire. O problema é que nunca tive coragem para me meter à estrada no meio do trânsito. Mas o meu bairro pensa em tudo e oferece cursos de treino para ciclistas. Hoje fui fazer a minha primeira aula. A minha instrutora explicou-me o funcionamento básico da bicicleta, as regras de segurança principais e certificou-se que conseguia equilibrar-me como deve ser. Depois disso, seguimos por uma rua bem movimentada até ao Hyde Park. O dia esteve lindo, mas muito frio, o que me custou umas mãos e um nariz (con)gelados. Voltámos ao ponto de partida por ruas mais calmas e percebi que afinal não custa assim tanto voltar a dar ao pedal. Temo pelas minhas pernas amanhã, mas mal posso esperar pela próxima aula. Aposto que vai ser tão fácil como andar de bicicleta.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Elvas plums














Um anúncio da Fortnum & Mason no The Times anunciava, em 1817, «the Elvas plums have arrived». Vi-as hoje em exposição na loja, em Piccadilly. Já não tenho desculpas para não experimentar a receita da sericaia - a não ser o preço: vinte e sete libras e meia por meio quilo de ameixas.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Portugal. The Man

Acreditem ou não, é o nome de uma banda com uma já considerável discografia. São quase todos do Alasca e vem tocar no The Lexington, em Londres, a 4 de Julho.
Fiquei curiosa por saber onde raio desencantaram este nome. Fica a explicação de John Gourley: «Honestly, it was just a random choice... it was something that I thought for a really long time would be a really cool person's name, even before it was the bands name, I always thought Portugal would be really cool as a person's name and I guess it came about the same way most names come about... it sounded best.»

Cold stay

Bem sei que custa a acreditar, mas, desta vez, foi menos difícil voltar a Londres do que ir para Portugal. Estou cada vez mais mal habituada. Não há nada como chegar a casa, despir o edredão que me serve de casaco, e ficar em mangas de t-shirt num ambiente agradável, quentinho, aconchegante. A ideia de estar numa casa a tiritar de frio, a lutar pelo lugar mais próximo do aquecedor e a precisar de uma botija de água quente para me aquecer os pés de noite, parece-me não só muito longínqua, como também muito desagradável. Por isso, apesar de fazerem habitualmente menos dez graus em Londres do que em Lisboa, sinto-me grata por estar aqui durante o Inverno.
(E, por isso, na lista das reformas da nossa casa de Lisboa está, em primeiro lugar, a instalação de aquecimento central em todas as divisões. E viva o conforto!)