quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Biblioteca

Tenho várias críticas a fazer ao sistema de saúde inglês (lá iremos a seu tempo), mas vou começar por apontar um dos pontos positivos. E muito positivo, a meu ver. Há umas semanas, fui com o D. ao centro de saúde, à consulta dos oito meses. Apesar de os testes que lhe foram realizados deixarem muito a desejar, saímos de lá com um saco com vários panfletos (entre eles um sobre bilinguismo), uma escova de dentes e dois livros. É verdade, o serviço nacional de saúde inglês oferece livros a todos os bebés para incentivar o gosto pela leitura desde cedo. Quis saber se em Portugal se fazia algo semelhante (os meus filhos são seguidos por uma pediatra privada) e fiquei muito contente ao saber que o projecto 'Ler + dá saúde' persegue os mesmos objectivos. A diferença é que, infelizmente, em Portugal, ainda não se oferecem exemplares aos bebés.
Entre outros conselhos, a enfermeira (health visitor) que observou o D. sugeriu que fossemos à biblioteca da zona. Eu disse-lhe que lemos sempre muitos livros em casa, mas mesmo assim ela insistiu. Nunca me tinha passado pela cabeça lá ir com as crianças tão pequeninas - normalmente pede-se silêncio nas bibliotecas. Hoje, quando fui buscar a L. à escola, decidi desafiá-la a ir à biblioteca para ver como era. Passámos pela zona dos adultos, atravessámos uma espécie de porta de circo e encontrámos a recepção da secção infantil da biblioteca. Estacionámos a trotineta no 'estacionamento dos carrinhos de bebé' (sim, há um canto reservado para deixar os carrinhos) e olhámos em volta: vários bebés, alguns bem pequeninos, liam livros ao colo das mães ou das amas, ou brincavam no espaço amplo reservado à leitura. Enquanto inscrevia a L., ela já vasculhava os caixotes de livros para escolher um e brincava com umas bonecas nas cadeirinhas e nos sofás dos pequeninos. Lemos um livro e escolhemos outro para trazer para casa. Fiquei conquistada pela ideia de levar as crianças à biblioteca. Além de ser um óptimo programa para um dia de chuva. Amanhã volto lá com o D.

1 comentário:

  1. Hello, John!

    Este fim-de-semana estivemos em Guimarães. Sábado de manhã fomos passear, começou a chover e, nem de propósito, estávamos a passar à frente da Biblioteca Municipal! Lembrei-me logo de ti e entrei na secção infantil. A reacção do G foi semelhante à da L.. Estivémos lá imenso tempo e saí a pensar que no próximo fim-de-semana vou levar o G à nossa nova biblioteca municipal. Obrigada pela sugestão!
    Kisses,
    Susana

    ResponderEliminar