segunda-feira, 23 de maio de 2011

Conservas vintage

Voltámos às feiras de móveis vintage para encontrar, desta vez, móveis construídos com caixas de madeira recuperadas. A maior parte desta mesa e cadeiras foi feita a partir de caixas de conservas portuguesas e de vinho do Porto. O artista marceneiro gostou muito de descobrir o que contiveram, um dia, aquelas caixas. 

Electric Cinema

A escolha era entre um filme bom num cinema mau, ou um filme mau num cinema bom. Escolhi a segunda hipótese e fui finalmente conhecer o Electric Cinema.
A sala tem menos cadeiras do que um cinema normal. Aliás, cadeiras não tem, só sofás. À frente dos sofás, os puffs que aguardam que estiquemos os pés por cima deles. E entre os sofás há mesas de apoio para pousarmos o que quer que tenhamos comprado no bar. Nós comemos uma selecção de queijos com bolachinhas de água e sal, uma empadilla e houmous com flat bread. Para acompanhar, dois copos de vinho da casa, que fomos bebendo para esquecer quão mau era o filme que fomos ver. (E que eu não vou dizer qual foi, com a vergonha de admitir que até me fez chorar.)
Foi uma noite muito divertida e bem passada, e que não podia acabar melhor, com um passeio de bicicleta pelas ruas de Notting Hill até casa.

sábado, 7 de maio de 2011

Vista Alegre II

Chávenas de café da Vista Alegre no restaurante de panquecas holandesas My Old Dutch, na Kensington Church Street.

Windsor II

Estivémos em Windsor há não muito tempo. Falei disso aqui no blogue. Era Dezembro, caía o maior nevão do Inverno, e tudo à nossa volta estava branco e gelado:
Ao voltar lá quatro meses depois, foi este o cenário que encontrámos:
Céu azul, muito verde e calor.
Desta vez o castelo estava aberto. Vimos a capela de St. George, onde no dia anterior a família real tinha assistido à missa de Páscoa, admirámos a Round Tower, visitámos os State Apartments e caminhámos pelos cerca de 5 hectares que ocupam as várias alas do castelo.
Este é o maior e mais antigo castelo ocupado em todo o mundo. Tem praticamente 1000 anos. É uma das residências oficiais da Rainha e o estandarte ergue-se na Round Tower quando ela se encontra no castelo. Não nos cruzámos com ela, mas ela estava lá. Pode ser que da próxima vez nos convide para tomar um chá e comer uns scones.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Portugal Place














Em Cambridge.

Cambridge

Nada como um fim-de-semana prolongado com temperaturas de Verão para nos tirar de casa. Com a P., de visita, ensardinhada no banco de trás, fomos todos para Cambridge passear. A minha primeira impressão da cidade não foi assim tão boa, mas mudei de opinião pouco depois.
Diz-se que em 1209, alguns estudantes fugiram da população hostil de Oxford e formaram aqui uma universidade. A faculdade mais antiga que existe, Peterhouse, foi fundada em 1284. Talvez por isso se sinta uma aura especial ao passear por entre aqueles edifícios históricos tão imponentes. Estudar naquelas faculdades deve ser um verdadeiro privilégio.
Embora muitos colleges estivessem fechados por causa das férias da Páscoa, conseguimos visitar alguns, como o Kings College. Atravessando os jardins, cheios de recantos propícios ao estudo ou ao lazer, depressa chegamos a algum ponto do rio Cam. Os estudantes aproveitam a visita dos turistas para conseguir algum dinheiro e fazem visitas turísticas pelo rio, contando a história dos principais colleges e pontes por onde passam. É o chamado punting: os barcos de base chata, punts, são impelidos por uma vara.
Por muito que nos causassem inveja, o sol estava muito forte, e por decidimos ficar sentados à beira-rio, à sombra, a vê-los passar.

domingo, 1 de maio de 2011

Kitsch, vem me buscar














Esta preciosidade foi-me oferecida pela I. e pelo F., que nos vieram visitar há umas semanas. Pensei em levá-lo para o trabalho para lhe dar uso, mas para além de a tinta provavelmente desaparecer rapidamente, temo que pudesse ser mal interpretada pelos meus colegas. Por isso vou guardá-la religiosamente até que, daqui a uns anos, se torne uma peça kitsch em exposição no meu louçeiro.