sábado, 4 de junho de 2011

Fresh Fish














Sendo Inglaterra uma ilha, nunca me passou pela cabeça que fosse tão difícil encontrar peixe fresco em Londres. Há uma ou outra peixaria em Notting Hill com um ar muito arranjadinho mas com uma frescura duvidosa. Há mercados de rua onde se vende peixe, mas a higiene deixa muito a desejar. E nos supermercados, o mais certo é o peixe estar partido em postas, o que não deixa ver se é mesmo, mesmo fresco. Por isso, para além do salmão, da solha, da raia e da dourada que às vezes trago do supermercado, acabo quase sempre por comprar maruca, peixe espada e pescada congelados na loja portuguesa (para além do polvo e do bacalhau, claro).
Se há coisa de que tenho muitas saudades é de peixe verdadeiramente fresco. Daquele que ainda tem areia agarrada ou ainda está teso, de olhos brilhantes e guelras vermelhinhas. Por isso, quando vi os barcos de pesca na praia e as barracas ao longo da costa de Aldeburgh a vender peixe, senti crescer água na boca. Infelizmente, fomos recambiados para Londres antes de termos tempo de almoçar, mas espero poder voltar um destes dias à costa e provar aquele peixinho que, mais fresco do que isto, só a nadar.

1 comentário:

  1. Perto de nossa casa (ou ex-casa), no parque de estacionamento por trás do waitrose de marylebone high street, há um mercado todos os sabados de manhã onde há um fornecedor de peixe fresco numa roulotte do lado oposto à entrada. E não só há peixe como eles o arranjam todo. Não é perto de vossa casa mas é mais perto do que irem até à costa... Mais para mais, há também ostras frescas que podes comer enquanto esperas que o peixe esteja pronto e embalado. Já que lá estas, visita tambem a "la fromagerie" e vai à sala dos queijos. Um luxo!

    ResponderEliminar