terça-feira, 3 de maio de 2011

Cambridge

Nada como um fim-de-semana prolongado com temperaturas de Verão para nos tirar de casa. Com a P., de visita, ensardinhada no banco de trás, fomos todos para Cambridge passear. A minha primeira impressão da cidade não foi assim tão boa, mas mudei de opinião pouco depois.
Diz-se que em 1209, alguns estudantes fugiram da população hostil de Oxford e formaram aqui uma universidade. A faculdade mais antiga que existe, Peterhouse, foi fundada em 1284. Talvez por isso se sinta uma aura especial ao passear por entre aqueles edifícios históricos tão imponentes. Estudar naquelas faculdades deve ser um verdadeiro privilégio.
Embora muitos colleges estivessem fechados por causa das férias da Páscoa, conseguimos visitar alguns, como o Kings College. Atravessando os jardins, cheios de recantos propícios ao estudo ou ao lazer, depressa chegamos a algum ponto do rio Cam. Os estudantes aproveitam a visita dos turistas para conseguir algum dinheiro e fazem visitas turísticas pelo rio, contando a história dos principais colleges e pontes por onde passam. É o chamado punting: os barcos de base chata, punts, são impelidos por uma vara.
Por muito que nos causassem inveja, o sol estava muito forte, e por decidimos ficar sentados à beira-rio, à sombra, a vê-los passar.

Sem comentários:

Enviar um comentário