Todos os anos, o Open House London celebra o que de melhor existe nos edifícios da capital. Mais de 700 edifícios, alguns habitualmente encerrados ao público, abrem as suas portas de graça para quem quiser entrar e ver. Nós aproveitámos para matar a curiosidade de há muito e ir ver por dentro o antigo Commonwealth Institute.
O Commonwealth Institute começou por chamar-se Imperial Institute (1887) e situava-se na Exhibition Road. O Commonwealth Institute Act de 1958 alterou o nome no Instituto e a sua missão. Em 1962, o Commonwealth Institute mudou-se para um edifício na High Street Kensington junto ao Holland Park, desenhado por Robert Matthew e Johnson-Marshal e construído com contribuições de materiais dos países membros. O instituto era aberto ao público e tinha uma exposição permanente sobre as várias nações do Commonwealth, que se distribuíam igualmente pelos vários pisos da zona central, que visitámos agora já vazios.
O edifício seria encerrado ao público em 2000, e em 2002 as exposições foram devolvidas aos países membros e as restantes doadas ao British Empire and Commonwealth Museum, em Bristol.
O edifício é considerado pelo English Heritage como sendo o segundo mais importante edifício moderno de Londres, depois do Royal Festival Hall. Esta foi a última vez que se abriram as portas ao público para ver o edifício tal como ele era. O arquitecto John Pawson será responsável pela conversão do espaço no novo Design Museum, que será inaugurado em 2014.