quinta-feira, 9 de maio de 2013

Blenheim Palace















De regresso das Cotswolds, fizemos uma paragem no Blenheim Palace, em Woodstock, onde vivem actualmente o duque e a duquesa de Malborough (leia-se 'Malbraa'). O palácio foi um presente da rainha Ana da Grã-Bretanha a John Churchill, primeiro duque de Malborough, depois da sua vitória na Batalha de Blenheim em 1704. E foi lá que veio a nascer Sir Winston Churchill em 1874.
Não voltaria a pagar a entrada no palácio propriamente dito (achei caro e mais do mesmo), mas não há dúvida que é imponente. E os jardins e o lago valem a pena quando faz sol e calor, como foi o caso.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cotswolds

Há que aproveitar os fins-de-semana prolongados para visitar o país, e foi isso mesmo que fizemos. Metemo-nos à estrada e fomos visitar as Cotswolds, uma cadeia de colinas no sudoeste de Inglaterra (entre Gloucester, Bath, Oxford e Stratford) e que é muito famosa pela sua beleza natural e sucessão de pequenas cidades e vilas com casas de cor amarelada.
Ficámos alojados numa cottage a cinco minutos do centro de Chipping Campden, num ajuntamento de pequenas casas de pedra Cotswold e telhados de colmo. Na cozinha, só louça inglesa de origem local. Nas camas, sofás e candeeiros, só padrões floridos a combinar com a alcatifa verde escura.
















No primeiro dia ficámo-nos por Chipping Campden, considerado um dos mais bonitos destinos turísticos ingleses. E é mesmo. No dia seguinte, fomos visitar a bem menos bonita Stratford-Upon-Avon, cidade natal de William Shakespeare. Visitámos a casa onde nasceu e voltámos ao ponto de partida pelo meio dos campos verdejantes e cheios de ovelhas de lã comprida, muito típicas da região.



E foi neste cenário de calma que de repente percebi que a minha primeira pen pal deveria ser das Cotswolds. Ainda tenho a fotografia dela em frente a uma destas casas de pedra, e ainda tenho o alfinete de peito com uma ovelha que ela me mandou. Pergunto-me agora se por obra do acaso terei passado por ela durante estes dias.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Oxford



















Às vezes acontece-me ter uma expectativa tão alta em relação a uma cidade que, por mais bonita que seja, nunca chega a ser tão bonita como a imaginei. Aconteceu-me isso mesmo com Oxford. Andávamos a adiar a visita para quando estivesse bom tempo e pudéssemos dispensar um fim-de-semana. Mas acabámos por lá ir sem os miúdos num dia de semana em que o T. não trabalhou. Foi uma escapadela agradável, apesar do frio, mas a cidade não me convenceu o suficiente para me apetecer lá voltar. Parte do problema foi ter ido a Cambridge primeiro e me ter enamorado pelo cenário dos colleges à beira rio. Em Oxford, o rio fica longe dos colleges e muitos destes ficam no meio da cidade, entre as lojas e as casas. Ainda assim, gostei bastante da visita, principalmente de entrar nas cantinas de alguns dos colleges e sentir que fazia parte de algum filme do Harry Potter. Não fossem as mesas corridas estarem preparadas para receber os próximos estudantes, com pratos, copos e talheres devidamente alinhados, pensaria quase que se tratava de uma biblioteca. Ali parece comer-se cultura e ciência, em salas decoradas com quadros de alguns dos ilustres que por lá passaram e candeeiros quase a fazer lembrar uma biblioteca.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Compal e Sumol

Numa recente visita ao Tesco (mais ou menos o equivalente ao Minipreço, mas ligeiramente melhor), descobri uma secção dedicada à comida de diferentes partes do mundo. Corri a procurar onde estaria alguma coisa portuguesa, claro, e encontrei estes dois artigos, refrigerante Sumol e feijão Compal:






O que eu não estava à espera era de encontrá-los no meio de artigos brasileiros na secção 'World Foods - Latin American groceries'.